terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil: Sarney deve anunciar comissão para reforma política

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) deve anunciar nesta terça-feira (8) os integrantes da comissão que vai elaborar o anteprojeto de reforma política. Na segunda-feira (7), Sarney disse que a comissão deve ser instalada até a semana que vem.

A reforma política é uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff que, na abertura do ano Legislativo, pediu empenho para que as mudanças sejam aprovadas no Congresso. Em seu discurso de abertura dos trabalhos na Casa, Sarney também disse querer a reforma e defendeu o fim do voto proporcional.


- Estou conversando com senadores e amanhã [hoje] devo tornar pública a formação da comissão com um prazo de 60 dias [de funcionamento].


De acordo com Sarney, a comissão para a reforma política deverá analisar matérias sobre o tema em tramitação no Congresso e realizar audiências públicas para debatê-las com a sociedade. Devido à importância do assunto, o senador afirmou que acompanhará diariamente os trabalhos.

Segundo o presidente do Senado, a nova comissão não terá relação direta com a Comissão de Reforma do Código Eleitoral, criada em junho do ano passado para elaborar um anteprojeto de reforma do Código Eleitoral.

- A Comissão de Reforma Eleitoral está processando uma reforma do Código Eleitoral. É outra coisa inteiramente diferente, é uma legislação eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário