sábado, 12 de fevereiro de 2011

Futebol Brasileiro: Brasil pega o Uruguai por título e vaga nas Olimpíadas

A longa e desgastante maratona que a seleção brasileira sub-20 realiza desde o dia 13 de dezembro termina neste sábado, quando a equipe enfrenta o Uruguai, às 21h10 (0h10 de Brasília), no estádio Monumental UNSA, em Arequipa.

Além da rivalidade entre os países, também estará em jogo o título da competição, a possibilidade de conquista de uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres e, em caso de sucesso, a coroação da ‘geração Neymar’ representando o time nacional.

Mesmo com uma postura muito mais tranquila comparada à do ano passado, o camisa 7 da seleção brasileira nunca se escondeu da responsabilidade nele depositada. Dentro de campo, o atleta marcou sete gols e é o artilheiro do Sul-Americano sub-20. Fora dele, é o mais assediado pelos torcedores e grande símbolo da seleção que sonha, finalmente, conquistar o inédito ouro olímpico.

“Estou muito feliz de estar fazendo um bom campeonato e ser reconhecido por todo mundo, mas ainda não acabou. Tem o último jogo e é ele quem vai marcar. Por isso, espero que marque com a seleção sendo campeã”, afirmou Neymar.

Para chegar a Londres, no entanto, o Brasil precisa de, pelo menos, um empate contra o Uruguai. Mesmo assim, caso a Argentina não vença a Colômbia na primeira partida deste sábado, o time de Ney Franco já entrará em campo contra os uruguaios sem o peso da vaga olímpica, mas ainda assim necessitando da vitória para levar o título do Sul-Americano sub-20, repetindo assim o feito das seleções brasileiras de 2007 e 2009, que também voltaram para casa com o troféu da competição.

Porém, mesmo com um discurso exaltando a conquista do título sul-americano, o grande objetivo da seleção brasileira sempre foi a vaga olímpica. Se ela vier com o troféu, melhor. Dessa forma, mesmo que o tricampeonato não se confirme, o grupo deverá comemorar o grande passo dado rumo a essa “necessidade” pela medalha de ouro.

“Acho que o futebol é o esporte mais praticado desde quando se é criança no Brasil, e nós já temos títulos de Mundial, Copa América e Copa das Confederações, mas faltam os Jogos Olímpicos. É uma necessidade para o currículo da seleção brasileira, então espero que estejamos plantando uma semente para essa medalha de ouro”, explicou o treinador da sub-20.

Para encarar os uruguaios, Ney Franco não tem nenhuma surpresa ou mudança de última hora. Como previsto, Neymar e Juan, que cumpriram suspensão no último jogo, voltam e irão ocupar as posições de Diego Maurício e Romário, respectivamente. Para evitar problemas, o técnico até cancelou o último treinamento que faria com bola, tudo para minimizar o desgaste e o risco de contusões.

BRASIL X URUGUAI
Data: 12/02/2010 (sábado)
Horário: 21h10 (0h10 de Brasília)
Transmissão na TV: Band, ESPN Brasil, Esporte Interativo, Globo e Sportv
Local: estádio Monumental UNSA, em Arequipa (Peru)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Francisco Mondria (CHI) e Rodney Aquino (PAR)

Brasil: Gabriel; Danilo, Saimon, Juan e Alex Sandro; Fernando, Casemiro, Oscar, Lucas e Neymar; Willian José. Técnico: Ney Franco

Uruguai: Salvador Ichazo; Federico Platero, Nicolás Rodríguez, Leandro Cabrera e Diego Polenta; Guzmán Pereira, Pablo Cepellini, Camilo Mayada e Adrián Luna; Matías Vecino Falero e Federico Rodríguez. Técnico: Juan Verzeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário