domingo, 27 de fevereiro de 2011

Materia Especial: E o Oscar vai para...

Você acha mesmo que Colin Firth pode perder o Oscar de Melhor Ator? Acredita que Aaron Sorkin não colocará suas mãos na estatueta de Melhor Roteiro Adaptado? Vai realmente apostar em outro filme na categoria principal que não seja “O Discurso do Rei”, a epopeia do gaguinho que assumiu o trono da Inglaterra às vésperas da 2ª Guerra, ou “A Rede Social”, o primeiro bom filme sério sobre jovens fazendo coisas de jovens sem a assinatura de John Hughes?

Cinéfilo de carteirinha gosta de fazer suas apostas. É divertido. Podemos errar um aqui, outro ali, como no ano passado quando nem Mark Zuckerberg cravou “Preciosa” em Roteiro Adaptado. Mas a verdade é que não teremos surpresas. Gostamos de pensar que sim, o que é bem diferente.
Indicados ao Oscar de Melhor Ator

Vamos lá: Se der “A Rede Social” no lugar de “O Discurso do Rei”, isso será surpresa? Não. E se acontecer o contrário? Também não. Surpresa será se “Cisne Negro” passar o rodo na concorrência. Ou se Colin Firth sair do Kodak Theatre sem Oscar. Ou Christian Bale. Natalie Portman? Difícil que ela perca. 

Entre as atrizes coadjuvantes, há um pouco mais de graça. A favorita Melissa Leo pagou de Vanusa – apareceu em anúncios particulares pedindo voto e falou mal de suas concorrentes numa entrevista – pode ver sua estatueta terminar com a menina Hailee Steinfeld ou a Rainha de Copas Helena Bonham Carter. Aqui sim vale a pena especular e fazer cara de surpresa.
Indicadas ao Oscar de Melhor Atriz

É bom assistir ao Oscar porque essa festa está no sangue de qualquer cinéfilo. Mas faz tempo que a cerimônia transmitida ao vivo para todo o mundo – talvez não para a Coreia do Norte e a Líbia – premia os melhores do Oscar. E não exatamente os melhores do ano.

Não dá realmente para levar o Oscar tão a sério, porque nem a Academia faz isso. Ou então Christopher Nolan teria sido indicado como Melhor Diretor.
Indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante

Nenhum comentário:

Postar um comentário