quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil: Corpo de José Alencar chega a Brasília para velório no Palácio do Planalto




O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à base aérea da Presidência, em Brasília, por volta das 10h desta quarta-feira (30). O avião C105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes das 8h. O cortejo fúnebre será feito em carro aberto do Corpo de Bombeiros e seguirá pelas ruas da capital federal até o Palácio do Planalto. A previsão é de que o percurso dure cerca de uma hora e vai passar pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão) que cruza o Plano Piloto da capital federal, antes de passar pela Esplanada dos Ministérios.

A família do ex-vice-presidente chegou à capital federal por volta das 9h20. Os nove parentes foram recepcionados pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, além do presidente em exercício, Michel Temer. Representando o STF (Supremo Tribunal Federal), está na base o ministro Carlos Ayres Britto.

As autoridades cumprimentaram os familiares e permaneceram na base aérea aguardando a chegada do corpo. No Palácio, o caixão sobe a rampa para ficar posicionado no centro do Salão Nobre, que foi esvaziado. Durante a parte da manhã, apenas a família e autoridades velarão o corpo. Depois, uma parte do espaço será liberada para passagem de visitantes.

Não há decoração especial e a segurança deverá ser reforçada, com parte do estacionamento público reservado. A exposição inaugurada no último dia 23, Mulheres, Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20, localizada no mesmo andar, será fechada hoje.

Alencar, que presidiu o país por 398 dias na ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terá funeral com honras de chefe de Estado. O enterro ocorrerá em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário