sábado, 21 de julho de 2012

Tecnologia: Novas imagens mostram como ficará o Firefox OS

Foram revelados nesta sexta-feira (20) as primeiras imagens com o visual da nova plataforma móvel da Mozilla, o Firefox OS. Entre as telas divulgadas estão as páginas de SMS e ligações, além da câmera, do reprodutor de mídia, do calendário e o menu, abaixo. Os primeiros aparelhos da plataforma devem chegar ao Brasil no próximo ano.

Alguns detalhes mostram inspirações com outros sistemas do mercado. A barra preta na parte superior da tela, por exemplo, parece muito com a do iOS, que equipa os iPhones. Os ícones do menu principal, na barra inferior cinza, têm um toque de Android. O teclado e o esquema de cores das janelas de ligações e SMS, por outro lado, já lembram mais o Windows Phone.

Talvez, de fato, esta variedade de ambientes tenha ajudado a Mozilla a construir o Firefox OS tirando o que acredita ter de melhor nos seus concorrentes.

A Mozilla não confirmou a veracidade das imagens e nem se pronunciou sobre o fato de elas terem vazado no site Tech Week Europe. Obviamente, como há ainda um bom tempo até os produtos com o Firefox OS serem lançados, alguns aspectos destas telas podem se modificar. No entanto, as imagens já dão um bom panorama de como será a interface visual do sistema operacional.

De acordo com o site Tech Crunch, as fotos provavelmente foram conseguidas junto à algumas das operadoras, que já anunciaram que venderão aparelhos com o Firefox OS em todo o mundo (provavelmente da Telefónica, primeira parceira do sistema). Para os internautas, a procedência delas é o de menos: o que importa são as impressões da interface. E a repercussão vem sendo bem positiva. 

A expectativa em torno do lançamento do novo SO é bem grande, já que além de iOS e Android, que atualmente dominam o mercado, vêm aí o novo Windows Phone 8 no fim deste ano. Em 2013, ainda, chegará o Firefox OS. Pelo visto, as vendas de smartphones e tablets por sistema operacional vão ficar cada vez mais segmentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário